As vezes cuidar da nossa saúde financeira e impedir que ela vá parar na UTI é bem difícil, não é mesmo?! Mas para conseguir equilibrar as suas finanças, é preciso conhecer um pouco mais sobre educação financeira, começando pelo básico, alguns pontos devem ganhar a sua atenção.
O primeiro passo é tomar consciência da importância do dinheiro, precisamos começar a encara-lo como solução e não como problema, pois se não estará para sempre preso no ciclo “acordar, trabalhar e pagar conta”. Em seguida você deve analisar a si mesmo em busca do que precisa mudar, onde ou o que pode ser cortado temporário ou definitivamente, uma pessoa inteligente financeiramente deve sempre pensar nos benéficos a longo prazo. Desenvolva o hábito de se planejar e se organizar, as vezes você precisa renunciar a recompensas imediatas, para que consiga um benéfico maior no futuro.
E para se organizar e conquistar o equilíbrio, algumas metodologias podem ser adotadas para gerenciar seu salário. A regra do 50-30-20 é uma dessas metodologias, por sinal bastante difundida. Segundo o perfil financeiro Rico do Nordeste funciona assim:
50% do seu salário deve ser destinado aos pagamentos dos itens essenciais, os gastos fixos como: luz, telefone, água, aluguel, parcela do carro, supermercado.
30% devem ser destinados a lazer e a outros gastos variáreis como: academia, passeios, viagens, alimentação fora de casa.
20% caso você tenha dívida, você deverá quitar (aos poucos), as dívidas que tiver. Caso não tenha débitos, esse dinheiro deve ser economizado e investido para seu futuro. Sendo 10% para formar a sua reserva de emergência e 10% para garantir sua aposentadoria ou outros objetivos financeiros.
Confira mais informações no perfil do Instagram @riconordeste !
FILIE-SE E GARANTA BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS. FAÇA PARTE DA NOSSA FAMÍLIA!
Fonte: Assessoria de Comunicação – Marielly Dias