Dirigentes do SIMPE-RS e servidores do MP participaram, no dia 3 de dezembro, do ato em Pelotas que reuniu mais de 10 mil manifestantes na defesa dos serviços públicos e da educação. A cidade é a principal base eleitoral do governador Eduardo Leite (PSDB). O ato foi convocado pela Frente de Servidores públicos (FSP/RS), da qual o SIMPE-RS faz parte.
Na segunda (2), o presidente do Sindicato, Jodar Pedroso Prates, participou, no auditório do CPERS/Sindicato, da reunião que tratou do ato em Pelotas e da mobilização do próximo dia 10.
A mobilização sensibilizou a cidade e diversos setores apoiaram o movimento, com palmas e gritos, funcionários de lojas exibiram cartazes apoiando os servidores, especialmente os trabalhadores em educação, que estão em greve há 16 dias, e até a Universidade Federal de Pelotas fechou as portas em solidariedade.
Entre as manifestações, houve um abraço a Escola Estadual de Ensino Fundamental Ondina Cunha, ameaçada de fechamento pelo governo Eduardo Leite.
Além do CPERS, estão em greve desde o dia 26 os trabalhadores(as) representados pelo Sintergs, Sindsepe, Afagro, Assagra, Agefa, Sindicaixa, Seasop e Apog.
Segundo os manifestantes, em greve ou não, a luta continua até a retirada do pacote do governador Eduardo Leite e o cumprimento da sua principal promessa de campanha: pagar em dia.
Na próxima terça-feira (10), as categorias realizam uma Assembleia Unificada na Praça da Matriz, em Porto Alegre, com início marcado para as 9h30.
Assessoria de Comunicação
C/Informações da CUTRS