A CSP-Conlutas, entidades e movimentos filiados estarão nas ruas nesta quinta-feira, dia 5, em um dia nacional de mobilização contra a MP 905 (Carteira Verde e Amarela) e outros ataques do governo Bolsonaro/Mourão.
Não ficaremos de braços cruzados assistindo a verdadeira destruição dos direitos trabalhistas e sociais dos trabalhadores brasileiros que este governo de ultradireita está promovendo.
A MP 905 é uma verdadeira bomba sobre os trabalhadores que, ao contrário de gerar empregos como cinicamente promete o governo, irá gerar desemprego e criar trabalhadores de segunda categoria, precarizados e com direitos extremamente rebaixados.
Entre vários alterações, a MP impõe um teto salarial de apenas um salário mínimo e meio para jovens de 18 a 29 anos, reduz o FGTS e a multa em caso de demissões, diminuiu o adicional de periculosidade, libera o trabalho aos domingos sem hora extra, acaba com o benefício de acidente de trajeto, taxa o seguro-desemprego, etc.
Leia também: Preparar um forte dia de luta: baixe panfleto e materiais de divulgação
A Carteira Verde Amarela vem ainda com uma série de outras medidas que também são absurdamente nefastas, como o Plano Mais Brasil que altera a Constituição e acaba com a exigência de investimentos mínimos em Educação e Saúde para repassar o dinheiro para o pagamento dos juros da Divida Pública a banqueiros, privatizações, reforma administrativa que ataca os serviços públicos e servidores, e outras.
“Esta quinta-feira é dia de luta, com assembleias, paralisações, protestos, panfletagens. Vamos denunciar os ataques deste governo”, afirma o dirigente da Secretaria Nacional da CSP-Conlutas Atnágoras Lopes.
“A CSP-Conlutas defende uma saída classista e socialista, em defesa dos trabalhadores, para a crise no país. A defesa dos trabalhadores não será via a conciliação de classes e tampouco via estratégias meramente eleitorais. Não podemos esperar 2022. É preciso derrotar Bolsonaro, Mourão e Guedes agora, antes que destruam o país. Fazemos o chamado às demais centrais a entrarem nessa luta”, disse.
Confira algumas das mobilizações já programadas:
SÃO PAULO
São José dos Campos e Jacareí: Desde a madrugada, haverá assembleias nas fábricas metalúrgicas e da indústria química. Às 9 horas, ato na Praça Afonso Pena, no centro de SJCampos. Às 14h30 saída da caravana rumo aoo ato em São Paulo, na Avenida Paulista.
São Paulo: às 17h, concentração na Praça do Ciclista e caminhada até o Vão Livre do MASP
RIO DE JANEIRO
Na capital carioca, às 12h, ato e panfletagem no Largo do Carioca
MINAS GERAIS
Juiz de Fora: panfletagem da CSPCONLUTAS as 6:20 na porta da Imbel e as 12:30 na porta do Instituto Estadual de educação
Várzea da Palma: panfletagem e assembleia na portaria da Sada Siderurgia, Rima e ROTAVI
Pirapora: panfletagem e assembleia nas metalúrgicas Minasligas, Inonibras e Liasa. Assembleia e panfletagem também nas empresas têxteis Santo Antônio, Cedronorte, Pirapora Têxtil e Real Minas.
Itaúna e Divinópolis: assembleia e panfletagem em fábricas metalúrgicas
Betim: panfletagem do Sindserv
Belo Horizonte: assembleia e panfletagem em gráficas de BH, frigoríficos e hospitais pelo Sindees. Ato e panfletagem na frente da Superintendência Regional do Trabalho de BH pelo Sintsprev.
Ato na Praça Sete, às 16 horas.
RIO GRANDE DO NORTE
Em Natal, às 9h, acampamento em frente à Prefeitura pelos servidores da saúde em greve. À tarde, ato no calçadão João Pessoa
MARANHÃO
Panfletagem na Rua Grande (Centro do Comércio em São Luís), às 16h. Plenária aberta das Centrais para organizar o enfrentamento à Reforma da Previdência do Governo Flávio Dino, no Sindicato dos Bancários, às 18h.
PARÁ
Em Belém, setor Educação em greve desde o dia 4/12 e no dia 5, ato no Mercado de São Brás, às 18h. Pela manhã, mobilização nos canteiros de obras com operários da construção civil
PIAUÍ
Em Teresina, às 7h, ato em frente à superintendência Regional do Trabalho, na av. Frei Serafim
SANTA CATARINA
Em Criciúma, às 18h, panfletagem no Terminal Central
CEARÁ
Panfletagens e mobilizações nos canteiros de obras de Fortaleza desde o início da manhã
PERNAMBUCO
Panfletagem e protesto contra a reforma da Previdência do governo Paulo Câmara, na Estação Recife do Metrô, às 17 horas
BAHIA
Em Salvador, haverá agitação nos órgãos ligados ao Sindjufe (TRT, TRE e Justiça Federal)
FENASPS
A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social realizará ações em suas bases nos Estados do PR, ES, RJ, MG, DF, BA, SE, PI, RN, CE e PA, além de manifestações unificadas no MS e GO.