A Federação Nacional dos Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais – FENAMP, em apoio a ação do Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Pernambuco – SINDSEMPPE, por meio da sua Coordenação Executiva, diante da gravidade dos fatos dos quais tomou conhecimento vem, através desta, depositar seu apoio à servidora Sayonara Freire de Andrade, ao tempo em que reproduz CARTA EXPLICATIVA (link: CARTA-EXPLICATIVA-Perseguição.pdf (33 downloads) ), de sua autoria, na qual é apresentado um resumo dos fatos vividos pela colega, a fim de expor situações que diversos trabalhadores passam cotidianamente.
A referida servidora responde e respondeu a processos nas esferas civil, criminal e administrativa, em razão de estar sofrendo profunda perseguição dentro da instituição onde trabalha. A FENAMP preza pela verdade, imparcialidade e justiça, prestando total solidariedade à colega e esperando que cessem as perseguições, por tratar-se de um forte atentado à dignidade da pessoa humana.
É preciso revermos que ambientes e relações de trabalho estamos construindo no Ministério Público! Situações nas quais se cobra condenação de uma parte para “servir de medida pedagógica nas relações entre membros e servidores do Ministério Público”, demonstram que tais relações devem ser repensadas. Casos como esse acontecem em todos os Estados da federação, mas dificilmente são debatidos com sinceridade e humildade.
Sempre no sentido de buscar a verdade fiel dos fatos e a imparcial aplicação da justiça, a FENAMP irá acompanhar com atenção o desenrolar dos acontecimentos.
Brasília, 10 de abril de 2017.
Fernando Ribamar
Coordenador Executivo
Alberto Freire Ledur
Coordenador Executivo