Apenas dez tucanos da Câmara são a favor de manter o PSDB apoiando o Planalto. Outros cinco ainda estão indecisos. No Poder 360. Eis o quadro com a posição de cada um:
O Poder360 falou diretamente com a maioria dos deputados do PSDB. Alguns não quiseram se pronunciar ou deram respostas dissimuladas. Em público, escondem a opinião, por 2 motivos:
1) temem uma retaliação do governo;
2) ainda pretendem negociar uma maior presença na administração federal neste momento de fragilidade do Planalto.
Como muitos tucanos omitem em público quais são suas posições verdadeiras, o Poder360 falou em reserva com dirigentes do PSDB. Fez um cruzamento de como os deputados da legenda se posicionam em público e como se manifestam, de fato, em privado.
Segundo a apuração do Poder360, a tabela acima é a expressão de como cada deputado tucano tem se posicionado a respeito de o PSDB deixar ou não o governo de Michel Temer.
A decisão de desembarque, entretanto, não depende apenas da bancada do PSDB na Câmara. Também serão levadas em consideração as opiniões dos 11 senadores, seis governadores e dos vários prefeitos da sigla.
Se depender do diretório do partido no Rio de Janeiro esse desembarque não demora muito. Em nota oficial, o partido carioca pede a saída dos ministros tucanos do governo, a renúncia de Temer ou o seu impedimento.
Fonte: DIAP