A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil) deu início a uma série de lives para debater o cenário do funcionalismo brasileiro. As discussões serão às quintas-feiras, a partir das 18h30, com o objetivo de esclarecer diversos pontos sobre o serviço público no país.
Nesta quinta-feira (5/11), a primeira transmissão abordou a reforma administrativa e seus impactos econômicos. O debate foi mediado pelo presidente da Frente, deputado federal Israel Batista (PV-DF) e contou com a participação dos professores Frederico Jayme (Cedeplar/UFMG), especialista em desenvolvimento e macroeconomia e Marcio Pochmann (Unicamp), especialista em desenvolvimento e mercado de trabalho
Durante o debate, Frederico Jayme, afirmou que somente reformas não são capazes de recuperar o crescimento e sustentabilidade de uma economia. “Os dados têm demonstrado que a reforma administrativa tem tido um impacto negativo sobre o mercado de trabalho e a economia brasileira”.
Para Jayme, a importância do Estado fica mais evidente durante momentos de crise. “Em situação de recessão e crise, somente o gasto público pode contribuir com atividades econômicas que o setor privado não consegue”, afirmou.
Já o professor Marcio Pochmann ressaltou que o quadro de servidores públicos do Brasil é um dos melhores da américa latina, e apenas no momento certo poderia ser revisto. “Se a segurança, educação e saúde do país estivessem uma maravilha, poderíamos rever a quantidade de funcionários públicos, mas esta não é a realidade”.
Confira o primeiro debate abaixo.
As próximas lives seguirão o quadro abaixo. Não perca:
*O calendário pode sofrer alterações.