A temporada 2020 foi iniciada e vale ressaltar que este ano teremos eleições municipais. Aqueles que tiveram o título cancelado devem regularizar sua situação até o dia 6 de maio. É de extrema importância que a sua situação junto a Justiça Eleitoral esteja regularizada.
Agendada para 4 de outubro o primeiro turno e 25 do mesmo mês para segundo turno, as eleições de 5.568 municípios devem eleger ou reeleger seus prefeitos, vices e vereadores. E para fazer parte deste processo eleitoral, você servidor do MP e filiado do SINDSEMP, deve estar com o Título de Eleitor regular.
COMO CONSULTO A SITUAÇÃO DO MEU TÍTULO?
Para consultar a sua situação, você deve acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral – TSE. CLIQUE AQUI.
ESTOU IRREGULAR. COMO REGULARIZAR A MINHA SITUAÇÃO?
Se o seu título está cancelado, você deve comparecer ao cartório eleitoral mais próximo a sua residência, preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) e apresentar um documento oficial com foto.
PAGO ALGUMA MULTA?
Sim. É cobrada uma multa de R$ 3,51 por turno que o eleitor deixou de comparecer.
NÃO REGULARIZEI O MEU, QUAL É O PREJUÍZO OU MULTA?
Além de não participar desta eleição, o cidadão que teve o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições.
QUAL É A DATA LIMITE PARA REGULARIZAR O TÍTULO?
Quem teve o título cancelado tem até o dia 6 de maio de 2020 para regularizar sua situação junto a Justiça Eleitoral.
NÚMEROS
Em 2019, 2,4 milhões de títulos foram cancelados, porque os eleitores deixaram de votar e justificar ausência por três eleições seguidas. Para a Justiça Eleitoral cada turno equivale a uma eleição. Então fique atento!
Com informações de: Tribunal Superior Eleitoral
FILIE-SE E GARANTA BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS. FAÇA PARTE DA NOSSA FAMÍLIA!
Fonte: Assessoria de Comunicação – Marielly Dias