Saiba quem são os “cabeças” do Congresso Nacional em 2016

0
993

Informação é importante especialmente em função das mobilizações, articulações e pressão necessária para barrar ataques aos trabalhadores, como o PLC 257 e 241.

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) realizou um estudo identificando os “Cabeças” do Congresso Nacional que são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades que os   caracterizam por um protagonismo no processo legislativo. Entre as características estão a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.

A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a julho de 2016, organizados por mandato (deputado ou senador), nome, partido, profissão e principal habilidade. Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 62 são deputados e 38 são senadores.

Estão também incluídos na publicação outros parlamentares que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão em plena ascensão, podendo, mantida a trajetória ascendente, estar futuramente na elite parlamentar.

Não constam do estudo os senadores e ministros do governo interino de Michel Temer, mesmo que estejam dentro das características de influentes.

Veja cabecas_2016.pdf (36 downloads) o estudo na íntegra.

Acesse a lista-dos-100-cabeças-no-Coongresso.pdf (35 downloads) dos 100 “cabeças”.

Assessoria de Comunicação

16/08/2016 15:28:40